top of page
Buscar

Energia Solar, a energia limpa e renovável que você precisa

Economize até 95% na sua conta de luz



Por Samuel Passalacqua Filho, Solar Dtek By Passalacqua


Por ser uma fonte renovável, inesgotável e limpa, a Energia Solar (ou fotovoltaica) é a queridinha do momento no Brasil. Simples de ser instalada e com diversas e atrativas opções de financiamento, a geração de energia através da luz solar vem se tornando cada vez mais acessível à população. Dependendo do projeto, ela pode gerar até 95% de economia na conta de energia, com sistemas que garantem até 25 anos de geração, com uma manutenção mínima e simples.


Entenda como funciona a Energia Solar Fotovoltaica:

  • As placas captam a luz solar e a transforma em corrente contínua.

  • Esta corrente vai até o inversor que a transforma em corrente alternada.

  • Se houver excesso de eletricidade, pode voltar para a rede.

  • A rede usa esta energia excedente portanto estas unidades consumidoras recebem crédito em sua conta

No Brasil cerca de 900 mil sistemas de geração de energia fotovoltaica estão em funcionamento, onde em 2021 houve um crescimento de 67% em relação a 2020. O sistema de geração pode ser ligado á rede (On Grid) ou autônomo (Off Grid), através de baterias que armazenam a energia gerada. Muitos food trucks e lojas containers tem se utilizado da tecnologia Off grid para serem autossuficientes energeticamente.


Em 7 de Janeiro de 2022 foi aprovada a Lei nº 14.300/2022 que irá taxar a geração de energia Solar, porém, ela só é válida após 12 meses, isto é, quem investir em um sistema de geração fotovoltaico até 2023 será isento desta taxação até 2045. Por isso, se você está pensando em investir neste sistema, esta é a hora.


Se engana quem pensa que a Energia Solar é apenas para residências, pois o sistema está cada vez mais presente dentro do segmento de Agronegócio e Corporativo. Muitas usinas solares estão sendo montadas dentro de chácaras, sítios e fazendas, além de hotéis e empresas de todos os tipos e portes. Ao fazer um financiamento, o payback (tempo de retorno do investimento) fica entre 2 a 5 anos.


No Agronegócio os sistemas podem ser utilizados para geração de energia com a finalidade de bombeamento de água e irrigação, cercas elétricas, além da geração de créditos para unidades consumidoras que sejam dos mesmos sócios da fazenda e dentro da mesma distribuidora (CPFL, por exemplo).


No ambiente corporativo, hoteleiro e área médica, a conta de energia representa um dos maiores custos, por isso a energia solar fotovoltaica é uma ótima saída para que estes negócios se tornem mais competitivos, reduzindo seus custos a médio e longo prazo, além de fazer a empresa ser vista como responsável e consciente com o meio ambiente.


As residências são as que mais se utilizam do sistema de geração de energia fotovoltaica, representando mais de 77% da energia distribuída Solar do Brasil, passando das 660 mil unidades instaladas, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).


É importante ressaltar que o país tem ganhado com a energia solar, gerando empregos, evitando a emissão de CO2, reduzindo o consumo de água para geração de energia hidroelétrica que afeta nossa fauna, além de continuar abastecendo o consumo humano e agrícola.


Seja para casa, condomínio, fazenda ou empresa, a energia solar fotovoltaica é uma ótima alternativa para reduzir custos, por pelo menos 20 anos, além de contribuir para o meio ambiente e se precaver de aumentos abusivos nas contas de energia devido a variação de geração dos meios mais tradicionais.


Para mais informações acesse:


A Dtek by Passalacqua é distribuidora dos sistemas geradores de energia solar fotovoltaica da Intelbras (INTB3), atuamos no mercado nacional através de centenas de revendas certificadas e capacitadas para especificar, projetar e instalar o sistema, dando toda a garantia que os nossos consumidores merecem. A Dtek by Passalacqua é uma empresa do Grupo Passalacqua (https://www.passalacqua.com.br/)



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page